noções sobre avaliação

Como saber se é Ouro?

Neste artigo abordaremos as técnicas profissionais e caseiras de como saber se o metal contido em jóias ou acessórios é ouro. Em outras palavras,vamos esclarecer de forma didática os processos e etapas e as interpretações corretas de cada teste de identificação se existe ou não a presença do nobre metal ouro. 

Se você está com dúvida sobre o metal utilizado na confecção da joia e não faz ideia da sua procedência. A R Galdi Joias vai te ajudar citando os métodos mais comuns do mais simples ao mais complexo destrinchando tudo em detalhes. Somos especialistas em compra e venda de joias há mais de 35 anos no mercado.

Antes de mais nada é importante você saber que a unidade de grau de pureza do ouro é “K” de quilates que vem do Karat. Ou seja, o ouro puro comercializado em barras é comumente chamado de ouro 99.9% de pureza ou 24k. O ouro é um metal muito maleável portanto dificilmente você encontrará confecção de joias com ele, assim sendo, um jóia fabricada com ouro 24k sofreria deformações com muita facilidade. 

Como Identificar se é Ouro?

No mercado você encontrará uma variedade de joias com todo tipo de grau de pureza sendo por sua vez a mais comum no Brasil a joias com 18k ou 750 que se trata de 75% de ouro e 25% de liga que influenciará na tonalidade das jóias de acordo com o metal da liga comumente em sua maioria prata e cobre. As joias com maior teor de ouro são as portuguesas com 22k e também em países como Emirados Árabes. Nos Estados Unidos o padrão é 14k, ou seja, para nós brasileiros é ouro baixo. 

Agora que você já sabe que o grau de pureza do ouro é medido em K de quilates. Vamos começar a adentrar na questão chave desta postagem, que é como saber se é ouro. As joias tem classificação no mercado como comuns, joias banhadas a ouro, jóias folheadas e jóia em liga maciça. 

 

Dicas de como saber se é Ouro?

Peças Comuns ou Biju: São fabricadas com material de aparência similar ao ouro. contudo, em sua grande maioria latão polido, moedas antigas ou simplesmente algum metal barato com uma pintura especial. Seu valor é insignificante. São geralmente vendidas como biju em feirinhas, sites de e-commerce e são baratas mas sem valor comercial para venda.

As Joias Banhada a Ouro: As joias comuns classificadas como semi-joias ou bijuterias são peças feitas com um metal não valioso encoberto por uma camada de ouro bem fina que é depositada por meio de galvanoplastia. Este processo também é conhecido por “banho de ouro” e seu valor de mercado é nulo tendo as mesmas somente valor sentimental. 

As Joias folheadas a Ouro: Bijuterias feitas com um metal não valioso encoberto por uma camada ou película de ouro bem fina que é devidamente comprimida contra o metal base até que fique aderida no mesmo. Também sem valor de mercado. 

Joia em Liga Maciça: É uma joia legítima fabricada com ouro mais liga de metal. Seu preço em joalheria é contabilizado pelo design, quantidade de grama de ouro e presença de pedras preciosas. Tem valor comercial como jóias e em péssimo estado de conservação tem valor baseado na quantidade de ouro.

 

 

Agora para verificar se é ouro vamos aos testes a começar pelo mais simples. As joias oriundas de joalheria possuem certificado. Contudo, vamos levar em consideração que você não saiba a origem da mesma. A sua segunda possibilidade de identificar se é ouro mesmo é procurando uma pequena marcação ou inscrição que geralmente leva o nome da joalheria seguido de uma numeração. Exemplo: H Stern 18k, isso quer dizer que a joalheria é a H Stern é 18k é o quilate em ouro, este é padrão mundial de uma joia de joalheria. 

 

Como Saber se é Ouro com Teste de Cerâmica Branca?

Pegue um pedaço de cerâmica branca, de preferência um píres, e esfregue ou risque a peça ou joia a ser testada na parte sem esmalte. Se o risco for dourado, a peça é de ouro

maciço, se formar um rico preto, a peça é folheada ou banhada a ouro. Este teste requer atenção pois a peça ou joias em cobre podem deixar uma marca bem similar ao ouro, com o auxílio de uma lupa com ampliação 10x é possível identificar com maior facilidade. É importante levar em consideração que este teste pode danificar a estética da sua joia, portanto, pense bem ao fazê-lo!

Como Saber se é Ouro com Teste Magnético?

O teste magnético consiste em pegar um imã de neodímio que pode ser encontrado em HDs, ou seja, com forte propriedade magnética e aproximá-lo da joia a ser testada e caso a peça for atraída, trata-se de um metal magnético como aço pintado, banhado ou folheado a ouro. Afinal o ouro não é um metal magnético, assim como, a prata e o cobre, utilizados nas ligas, também não. Contudo, esse teste exige um amplo conhecimento de metais pois se o metal utilizado para dar liga não tiver propriedade magnética o teste pode ter uma análise incorreta.

Como Saber se é Ouro usando Ácido Nítrico?

Este teste requer conhecimento ou acompanhamento de um profissional como ourives, pois o ácido nítrico é extremamente corrosivo e pode danificar a peça a ser testada de forma irreversível. O teste de ouro utilizando ácido nítrico consiste em pingar algumas gotas do ácido sobre a joia, se a joia for de ouro maciço de 18k ela automaticamente não terá reação com o ácido. Se a peça ao pingar o ácido formar uma cor esverdeada, significa que a peça é banhada ou folheada a ouro e o metal base é cobre. Caso note que a peça está reagindo com o ácido, retire-o do teste imediatamente com o auxílio de uma pinça e lave com muita água para evitar danificar a peça em excesso. 

Como Saber se é Ouro usando Vinagre e Água Sanitária?

Este teste consiste em fazer uma mistura de 50% de água com 50% de vinagre branco, após isso mergulha-se a peça a ser testada. Se a peça manchar, significa que ela É feita de uma liga inferior ou não é ouro. Se nada acontecer, significa que a peça é de ouro de uma liga superior. Contudo, este teste não é recomendado isso porque o problema começa com a concentração das substâncias utilizadas, que variam conforme os fabricantes, bem como o fato dos produtos serem guardados por muito tempo aberto ou em condições que favorecem alterações em suas propriedades químicas. Além disso, não existe como definir exatamente qual liga que irá manchar e se haverá alterações. 

Outro fator determinante é a concentração de metais menos nobres nas partes externas da joia pode fazer com que ela fique mais escura, mesmo sendo de ligas superiores a 18k, as falsificações bem feita ou de primeira linha podem ter uma camada bem espessa banhada a ouro ou pintada, que protegerá o metal não nobre no interior da peça, fazendo que ela passe no teste. 

Se você optar por realizar o teste de ouro com água sanitária e vinagre e manchar sua peça ou joia, não se preocupe, pegue uma flanela e um produto para polir metais e faça o polimento que a mancha desapareça. 

Agora que você já sabe que é ouro, vamos conhecer os principais testes da liga de ouro em peças ou jóias. 

O teste de liga de ouro consiste em descobrir qual o grau de pureza do ouro contido na joia, fato determinante para a precificação. 

Teste de Liga de Ouro com Pedra de Toque

Esse teste consiste em uma pedra escura e lisa (pastilha de basalto, ardósia, silex, quartzo negro ou jaspe negra), mais as soluções de teste para as diversas ligas em quilates. As soluções teste são compostas por ácido clorídrico em diversas concentrações, adequadas para cada liga de ouro. 

 

O procedimento Teste é Realizado da seguinte forma:

 

  1. A peça a ser testada é esfregada firmemente contra a pedra escura, formando um risco dourado. 
  2. É pingada a solução teste respetiva à liga que se espera encontrar. 
  3. Se o risco não apagar, o ouro é da liga citada ou superior. 
  4. Se o risco apagar, a liga de ouro é inferior à liga indicada na solução utilizada. 

Como Saber se é Ouro Grátis?

Se você achou todas as etapas muito complexas ou não dispõe de nenhum dos itens necessários para realização dos testes citados acima, seja para saber se é ouro ou quanto de liga sua joia tem. Não fique preocupado Basta entrar em contato com a R Galdi Joias e solicitar uma avaliação gratuita sem compromisso.

Ou utilize um de nossos canais para informações e dúvidas, não hesite em nos contatar. R Galdi Jóias 35 anos no mercado de compra e venda de ouro e avaliação de jóias. Se estiver no perímetro da Barra da Tijuca, solicite avaliação delivery sem custo. 

 

(21) 97021-1722

R Galdi Jardim Oceânico Barra da Tijuca, Estacionamento Grátis.

De fácil acesso a Loja da R Galdi Compra e Venda de Prata Fina situada na Avenida Fernando Mattos 300 Jardim Oceânico Barra da Tijuca Rio de Janeiro.

Há mais de 35 anos no mercado de compra e venda de joias no Rio de Janeiro RJ.

Dúvidas e Informações

5 + 13 =

r galdi rio de janeiro

R Galdi Joias atua no mercado de compra e venda de Ouro, Joias, Relógios de luxo, pedras preciosas e brilhantes a 35 anos. Com sede própria no Jardim Oceânico e filias no Recreio dos Bandeirantes, Zona Sul e Centro da Cidade RJ.

CNPJ:  29.867.236/0001-01

 

Contato

[email protected]

(21) 97021-1722

Jardim Oceânico – Barra da Tijuca RJ
Av Fernando Mattos 300, sala 203

Conversar ao Vivo
Estamos Online!
Olá
Posso ajudar?