O ouro é um ativo com maior liquidez isso porque ele pode ser rapidamente convertido em dinheiro. Quem nunca em tempos de crise penhorou uma joia na caixa econômica ou correu as pressas para vender sua joia a uma empresa de compra e venda de ouro e saiu com dinheiro na mão forma imediata, pois é, isto é poder de liquidez na prática do ouro.

Você provavelmente já ouviu o termo ” liquidez ” quando se trata de seu portfólio e ativos. Refere-se à rapidez com que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Como tal, ativos líquidos são aqueles que podem ser facilmente vendidos ou negociados.

liquidez do ouro

A liquidez é realmente um indicador de quanto acesso um indivíduo ou empresa tem ao dinheiro. Quanto mais fácil um ativo – seja um investimento, um colecionável ou mesmo um metal precioso armazenado em um cofre em algum lugar – pode ser “liquefeito” por seu valor em dinheiro, maior sua liquidez.

“Um ativo líquido é algo com o qual você pode pagar aluguel no próximo mês”, diz Jedidiah Collins, planejador financeiro certificado e educador financeiro que administra o Money Vehicle , um programa de educação financeira. “É algo que posso transformar em dinheiro rapidamente, para simplificar.”

GoldBRL 404.06   per gram
SilverBRL 5.11   per gram
PlatinumBRL 168.49   per gram
Jun 18 2024 09:59 EST

Cada tipo de ativo tem um nível diferente de liquidez. Mas os ativos líquidos tendem a incluir coisas como dinheiro em contas bancárias, certificados de depósito (CDs) e até certos tipos de títulos, como títulos do Tesouro dos EUA .

Como funcionam os ativos líquidos Para que um ativo seja considerado verdadeiramente líquido, há várias caixas a serem assinaladas:

Um ativo líquido deve existir ou ser negociado em um mercado existente e estabelecido. Isso significa que existem compradores e vendedores e o ativo está sempre (ou quase sempre) em demanda por algum preço. Quando há sempre um comprador, o ativo é fácil de vender ou negociar, tornando-o mais líquido.

Um ativo líquido pode ser convertido em dinheiro rapidamente. Quanto mais difícil ou demorado for vender um ativo, menos líquido será o ativo – também conhecido como ilíquido. Collins diz que um ativo ilíquido é algo que requer pelo menos algum trabalho de perna para ser trocado por dinheiro: “Um ativo ilíquido seria qualquer coisa para a qual eu precisasse encontrar um comprador. Algo para o qual não há um comprador prontamente disponível”.

O processo de venda ou negociação do ativo também precisa ser seguro e simples para que seja realmente líquido. Pense no dinheiro que você pode ter em uma conta bancária, por exemplo. O dinheiro nele é considerado um ativo líquido porque o processo de retirá-lo é tão fácil quanto uma ida ao caixa eletrônico. E como os bancos são responsáveis ​​pela segurança de seus fundos, eles também estão protegidos.

O mesmo vale para outros ativos, como ações ou fundos negociados em bolsa : as ações podem ser facilmente negociadas ou vendidas por dinheiro, pois sempre há um comprador interessado.

Finalmente, a grande maioria dos ativos líquidos também são do tipo mais comumente possuídos pelos investidores. Ou seja, são coisas como ações ou outros títulos facilmente vendidos, como títulos do Tesouro dos EUA. O dinheiro, é claro, também se encaixa, pois pode ser usado por qualquer pessoa a qualquer momento.

Análise de liquidez: Ao considerar a liquidez para empresas e organizações, os analistas podem usar índices de solvência e liquidez para determinar sua capacidade de cumprir obrigações financeiras de curto e longo prazo. Isso pode ajudá-los a tomar decisões de investimento ou gastos.

Existem inúmeras proporções que são usadas. Dois dos mais comuns são o índice rápido e o índice atual :

O índice rápido leva em consideração os ativos mais líquidos de uma empresa e calcula se ela pode atender seus custos de curto prazo (dentro de um ano).

O índice atual também ajuda a determinar se uma empresa pode lidar com seus custos de curto prazo, mas incorpora mais variáveis ​​no cálculo. É outro método para calcular se os ativos circulantes da empresa excedem seus passivos.

Há muito mais para saber sobre esses índices sozinhos. Mas lembre-se, eles geralmente são usados ​​para negócios e não necessariamente para calcular a liquidez pessoal.

Exemplos de ativos líquidos: Os ativos vêm em uma variedade de tipos e estão espalhados por um espectro de liquidez. Mesmo entre certos tipos de ativos, a liquidez pode variar – alguns ativos imobiliários podem ser mais líquidos que outros, por exemplo.

Aqui estão alguns dos tipos de ativos líquidos:

  • Caixa e equivalentes de caixa: Não fica muito mais líquido do que dinheiro. Ele pode ser usado para comprar praticamente qualquer coisa e não requer uma transação para “liquidar”. Equivalentes de caixa, como CDs, estão no mesmo balde, embora possa haver uma taxa a pagar ao liquidar esse tipo de ativo.
  • Títulos e títulos do Tesouro dos EUA: Os títulos do Tesouro são títulos emitidos pelo governo dos EUA. Eles estão entre os tipos de títulos mais líquidos, pois sempre há compradores no mercado . 
  • Ações: Como mencionamos anteriormente, as ações são líquidas, pois podem facilmente e quase sempre ser compradas ou vendidas por dinheiro a qualquer momento. Pode levar algum tempo para o dinheiro cair na sua conta, é claro, e você pode ter uma perda na venda. Mas a velocidade e a facilidade com que as ações podem ser liquidadas é o que lhes garante um lugar na lista.
  • Títulos : Assim como ações e outros títulos, os títulos podem ser vendidos a qualquer momento por dinheiro, desde que os mercados estejam abertos .
  • Fundos mútuos : Embora não sejam tão líquidos quanto outros títulos, pois são negociados apenas no fechamento do mercado, os fundos mútuos podem ser liquidados por dinheiro com bastante rapidez e facilidade. 
  • ETFs : talvez melhor descritos como cestas de investimentos – como um pacote de ações – os ETFs são negociados em bolsas como outros títulos. Como eles negociam facilmente, eles também são bastante líquidos.  
  • Moeda estrangeira: As moedas estrangeiras são dinheiro e, como tal, são altamente líquidas. Você precisaria trocar uma moeda estrangeira por dólares americanos, o que pode exigir uma etapa extra, mas em termos de liquidez, as moedas estrangeiras estão entre os ativos mais líquidos que você pode possuir.
  • Metais preciosos: ouro , prata , platina – metais preciosos são bastante líquidos, pois são fáceis de vender por dinheiro. Pode exigir uma visita a uma loja de moedas local para acessar o “mercado”, mas em termos de liquidez, os metais preciosos tendem a marcar as caixas. 

Dica rápida: pode ser melhor pensar na liquidez como um espectro – ativos diferentes terão níveis variados de liquidez. E dentro de cada classe de ativos, certos ativos podem ser mais líquidos do que outros. Por exemplo: Certos tipos de títulos (Tesouraria) podem ser mais líquidos do que outros tipos. 

Exemplo de ativos ilíquidos 

Por outro lado, ativos ilíquidos são aqueles que não podem ser facilmente convertidos em dinheiro. Eles podem demorar um pouco para vender ou não têm um mercado movimentado cheio de compradores em potencial. A questão é que será difícil transformar esses tipos de ativos em dinheiro rápido: 

  • Imóveis : Os imóveis podem ter muito valor, mas não são nem rápidos nem fáceis de vender. Em média, leva cerca de dois meses para vender uma casa nos EUA, tornando os imóveis um ativo ilíquido.
  • Colecionáveis : Colecionáveis ​​podem ser quase qualquer coisa, de cartões de beisebol a pinturas. Embora esses ativos possam ter valor, pode ser difícil encontrar compradores, dependendo do mercado específico, e seus valores podem ser difíceis de avaliar. Por esse motivo, os colecionáveis ​​são considerados ilíquidos.
  • Opções de ações: como outros itens desta lista, as opções de ações podem ser valiosas, mas não são fáceis de transferir ou extrair dinheiro. 
  • Private equity : Você possui uma parte de uma empresa ou organização? Isso também é chamado de “equidade” e, embora possa ter algum valor, esse valor não é fácil de explorar. 
  • Ativos intangíveis : é difícil definir ativos intangíveis, pois eles são, bem, intangíveis. Mas eles podem incluir coisas como propriedade intelectual. Estes seriam ilíquidos, dada a sua natureza específica e a falta de um mercado imediato onde possam ser trocados por dinheiro.

Ouro o Ativo mais Líquido

Os ativos líquidos dão aos seus proprietários acesso rápido e fácil ao dinheiro. Eles podem ser vendidos rapidamente, dando acesso ao seu valor em dinheiro, em contraste com os ativos ilíquidos, que podem levar mais tempo e esforço para vender ou negociar. Geralmente, você deve manter uma parte de seus ativos gerais como ativos líquidos, caso precise colocar as mãos em algum dinheiro.

Um resgate rápido não serial algo interessante? Pense em quanto tempo você seria capaz de manter seu estilo de vida e lidar com todas as suas obrigações financeiras, se você vendesse seus ativos líquidos.

R Galdi Compra Ouro no Jardim Oceânico Barra da Tijuca, Estacionamento Grátis.

De fácil acesso a Loja da R Galdi Compra e Venda de Prata Fina situada na Avenida Fernando Mattos 300 Jardim Oceânico Barra da Tijuca Rio de Janeiro.

Antes de comprar ou vender sua joia em prata consulte a R Galdi compra Prata Fina na Barra da Tijuca. Receba em dinheiro a melhor oferta do Rio de Janeiro para a sua prataria. Afinal são 35 ano de mercado…

Conversar ao Vivo
Estamos Online!
Olá
Posso ajudar?